A PEÇA


SINOPSE

Após incidente traumático durante uma performance, Alice, em crise, volta para a casa de sua família. Ao mesmo tempo em que retoma o contato com eles e seus comportamentos absurdos, ela vive uma espécie de transe entre realidade e sonho. Entre os escombros dessa estrutura familiar desconexa, ela se esforça para entender e assimilar o trauma, colocando em questão suas motivações de viver e fazer arte.

Fora da Máquina de Lavar expõe o convívio de uma família nada comum, como quem vasculha o cesto de roupa suja alheia. É sobre a colisão de universos:  o familiar, o social, o artístico, a vida, a morte e ainda, o universo interior de cada um. A máquina de lavar surge como metáfora da família e do encontro. É a intersecção, o ponto de contato.  É dentro dela que as roupas se misturam. Mas fora da máquina as coisas são mais complicadas: a comunicação não se completa, os afetos se atritam e a busca de si no outro resulta quase sempre em solidão compartilhada. Fora da Máquina de Lavar gira, principalmente, sobre a questão da perda e da falta que sentimos daquilo que não nos pertence, mas que ainda assim nos define. 
PERSONAGENS

ALICE é uma jovem artista. Tendo feito um pacto para uma performance suicida com sua melhor amiga BILLY, arrepende-se por ter desistido na última hora e a amiga não. Em seu delírio, Alice encontra-se com Billy e elas conversam sobre o que aconteceu. A presença de Billy tanto perturba e provoca quanto conforta, o que obriga Alice a confrontar a perda acarretada pelas suas escolhas no momento decisivo. Esses encontros com sua amiga, acontecem enquanto Alice está na casa de sua família.
O PAI é tão distante que mal reconhece os filhos. Sua existência se dá através de sua constante ausência. Sua participação só se torna possível sob a pressão de sua mulher. A MÃE busca incessantemente a normalidade da família sem conseguir enxergar o que, de fato, acontece ao seu redor. Parece não saber mais como sentir prazer na vida e dedica-se à lavagem das roupas como quem se agarra ao último fio de sanidade possível. Ao invés de agregar, separa os familiares como separa as peças de roupa para lavar.
O FEIO é um dos irmãos de Alice. Filho do meio. Um jovem agressivo, metódico e vingativo, cuja feiúra reside mais nos atos e pensamentos do que na aparência propriamente dita. Ocupa-se com culinária quando não está torturando o outro irmão, o LAGARTO. Este é o caçula, que através do processo de body modification pretende transformar-se num iguana. Para isso, recorre a todo tipo de recurso enquanto vai vivendo, integralmente, sua ideologia. Já a avó, VOLITA, parece sempre estar situada num lugar “entre”: entre idiomas (pois apesar de morar no Brasil há décadas, não fala bem o português), entre épocas, entre os outros familiares. É a única que parece notar o que se passa ao redor e com Alice. Tem uma relação problemática com a Nora. Apesar disso, Volita nutre um carinho especial pelo Lagarto, talvez por este estar se afirmando num mundo do qual o resto da família não participa, talvez por este também estar num lugar “entre”... o humano e o animal.

 

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